Ipanema Os dados disponíveis foram indicados. Se você conhece mais detalhes por favor envie para deixar as tabelas o mais completas possível. Envie suas fotos também! Endereço: Alexander Gromow.
Tipo/Type: Ipanema [Photo: Ipa_01.jpg]
Ano/Year: 1969
Data da foto/Photo date: Foto de/Photo by:
Proprietário/Owner:
Local da foto/Photo place:
Observações/Comments:
Site "http://www.autocarsite.hpg.com.br/gurgel.htm"
Em 1969 foi fundada a "Gurgel Veículos", tendo em vista a fabricação de carros esportivos, utilitários e outros. Neste mesmo ano foi lançado o primeiro carro da Gurgel, tratava-se de um esportivo, e chamava-se Ipanema. Era um bug destinado ao campo equipado com motor VW 1300cm3 e chassi de Fusca. No mesmo ano existia também o Xavante, que aproveitava os moldes do Ipanema, a única diferença estava no motor que era um VW 1500cm3 e o chassi da própria empresa, de estrutura tubular de aço revestida pela carroceria em fibra de vidro, que Gurgel batizou de Plasteel, este utilitário detinava-se para trabalhos pesados.

Tipo/Type: Gurgel 1200 (precursor do Ipanema) [Photo: Ipa-02, 03, 04, 05.jpg]
Ano/Year: 1966
Data da foto/Photo date: DEZ1966 Foto de/Photo by: MACAN
Proprietário/Owner: Macan - Motores Auotomóveis, Carroçarias e Náutica
Local da foto/Photo place: Sâo Paulo/SP
Observações/Comments:
Estas fotos foram rescaneadas do Relatório que o Carlos Alberto da Silveira Isoldi enviou (veja o relatório completa na seção de Documentos).
Este foi o carro precursor do "Ipanema" que então ainda se chamava "Gurgel 1200" e que foi lançado no Salão do Automóvel de 1966. Ele ainda era feito com base num chassis encurtado de Fusca. A foto mostrando os componentes é muito interessante.
Os detalhes mostram o cuidado que o Dr. João Gurgel tinha com seus produtos. Depois de realizados testes foi possível verificar que o chassi do Fusca não era adequado para serviço pesado. Ai foi desenvolvido o chassi próprio feito em tubos de aço de seção quadrada, envoltos em fibra de vidro = Plaststeel (de plástico e aço).
Apesar da qualidade já deficiente estas fotos são um documento histórico importante. Agradeço ao Carlos Isoldi por essa importante colaboração.

Volta índice de fotos/Back to pictures index

Site re-stared on 01JUL2001

First on air on 15MAR2001